segunda-feira, 21 de maio de 2012

Indústria cultural e poder dos meios de comunicação

1- Na obra Dialética do Esclarecimento, como Adorno e Horkheimer definem Indústria cultural? Uma nova forma de ver a arte, como forma de lucro. Capitalismo e disseminação por grandes meios de comunicação.


2- Qual a relação da arte e da cultura em geral com a a Revolução Industrial?
Mudou o modo de pensar,a igreja deixou de comandar a economia,iniciou-se a liberdade de expressão,culminando assim a Primeira Revolução Indústrial.


3- Qual a visão de homem vinculado à Indústria Cultural no pensamento de Adorno?
O homem foi feito para comprar essa cultura,de um modo capitalista,segundo Adorno. Ao comprar peças de arte o homem estaria contribuindo para esse ciclo vicioso de um capitalismo cultural.


4- Como Marilena Chauí define, em Convite à filosofia, a massificação e o consumo decorrente da tecnicidade?
De expressiva, se torne reproduzida e repetitiva; Do trabalho da criação, se torne evento para o consumo; de experimentação do novo, se torne consagração do consegrado pela moda e pelo consumo.


5- Como a Indústria Cultural, mesmo com a democracia cultural, impede o acesso das camadas populares à cultura?
A Indústria Cultural promove uma elitização do acesso aos bens culturais, favorecendo as pessoas mais ricas. A cultura dada ao povo possui um nível inferior a da "elite".


6- Em que consiste a banalização e a vulgarização da obra de arte?
Em uma diferenciação que há entre a arte destinada pra ricos (que possui uma qualidade maior) e a arte destinada às massas populares. 

7- Qual a visão inicial dos irmãos Lumière a respeito da obra cinematográfica e como ela (essa visão) se estruturou frente a aceitação do público e a vinculação da obra à produção capitalista?
No começo os irmão não pretendiam lucrar muito com a sua invenção, mas depois perceberam que haviam agradado e resolveram investir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário