segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lei das Cotas

1) O que é a Lei das Cotas?
O sistema de cotas facilita o acesso dos beneficiados (negros, indios e pessoas de baixa renda) às universidades públicas. Com essa lei, será estabelecida uma divisão oficial na população apoiada num critério frágil e superado: a raça. Seria algo inédito no país desde o fim da escravidão.
2) Qual a posição do STF em relação à ação proposta pelo DEM?

3) Reproduza o fundamento utilizado por um dos Ministros do STF e comente.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Indústria cultural e poder dos meios de comunicação

1- Na obra Dialética do Esclarecimento, como Adorno e Horkheimer definem Indústria cultural? Uma nova forma de ver a arte, como forma de lucro. Capitalismo e disseminação por grandes meios de comunicação.


2- Qual a relação da arte e da cultura em geral com a a Revolução Industrial?
Mudou o modo de pensar,a igreja deixou de comandar a economia,iniciou-se a liberdade de expressão,culminando assim a Primeira Revolução Indústrial.


3- Qual a visão de homem vinculado à Indústria Cultural no pensamento de Adorno?
O homem foi feito para comprar essa cultura,de um modo capitalista,segundo Adorno. Ao comprar peças de arte o homem estaria contribuindo para esse ciclo vicioso de um capitalismo cultural.


4- Como Marilena Chauí define, em Convite à filosofia, a massificação e o consumo decorrente da tecnicidade?
De expressiva, se torne reproduzida e repetitiva; Do trabalho da criação, se torne evento para o consumo; de experimentação do novo, se torne consagração do consegrado pela moda e pelo consumo.


5- Como a Indústria Cultural, mesmo com a democracia cultural, impede o acesso das camadas populares à cultura?
A Indústria Cultural promove uma elitização do acesso aos bens culturais, favorecendo as pessoas mais ricas. A cultura dada ao povo possui um nível inferior a da "elite".


6- Em que consiste a banalização e a vulgarização da obra de arte?
Em uma diferenciação que há entre a arte destinada pra ricos (que possui uma qualidade maior) e a arte destinada às massas populares. 

7- Qual a visão inicial dos irmãos Lumière a respeito da obra cinematográfica e como ela (essa visão) se estruturou frente a aceitação do público e a vinculação da obra à produção capitalista?
No começo os irmão não pretendiam lucrar muito com a sua invenção, mas depois perceberam que haviam agradado e resolveram investir.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

1- Defina cultura. Após, apresente um aspecto que você acha marcante na cultura brasileira.



R=Aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.Um exemplo é a culinária,utiliza por exemplo:Arroz,feijão,chocolate etc...



2- Qual o conceito de ideologia para Marx?
R=Uma forma de falsa consciência.A ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.



3- Qual a relação entre cultura e ideologia?
R=Cultura:Algo passado de várias gerações.Ideologia:Algo que se obtém com a mudança da cultura.Para haver uma ideologia é necessário cultura.



4- De que forma o capitalismo influencia na cultura?
R=Dependendo da nossa cultura o capitalismo pode influenciar no nosso poder aquisitivo,podendo influenciar na nossa culinária,história etc...



5- Defina indústria cultural. Exemplifique.
R=A situação da arte na nossa cultura capitalista industrial.Um modo de indústria cultura é incentivar ao produto,mas não incentivar a ideia que esse produto deveria passar,isso se da também pela comunicação em massa,isto é, levam mais em conta o anuncio que o produto.



6-Compare, positivamente, duas culturas diferentes.



R=Duas culturas significam dois pontos de vista diferentes,que levam a reflexão sobre qual está certo ou errado.Como por exemplo,uma cultura que tem o dinheiro como principal item e a outra cultura que tem Deus como principal "Item" levam a discussão de qual seria "melhor".Com a discussão temos uma definição de pontos importantes sobre a sociedade.