segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O que é moral?

1. Considerando a lenda do anel de Giges o que você faria se pudesse se tornar invisível?
R- Usaria para fins racionais e fins bons. Tentaria evitar guerra por meio de espionagem,depois os reportaria para o governo,descobriria os políticos corruptos.

2. Como podemos relacionar o texto de Comte-Sponville ao pensamento do filósofo francês Alain que diz: "A moral nunca é para o vizinho".
R- Pois se alguém faz algo mesmo sendo errado você quer fazer o mesmo,mas ao fazer isso você perde o respeito e a moral.

3. Você concorda que o sujeito moral amadurece em suas responsabilidades passando da heteronomia para a autonomia?
R- Sim, ele se torna mais responsável.

4. Em que sentido a intersubjetividade é ponto de partida e de chegada para a constituição do sujeito moral?
R- Uma pessoa precisa conviver com outras pessoas para que elas possam lhe servir de exemplo e para a sua orientação.

5. Comente sobre a proposição: "Pela primeira vez, na história da espécie humana, os homens foram praticamente colocados ante a tarefa de assumir responsabilidade solidária pelos efeitos de suas acções em medida planetária. (Karl Otto Apel).
R-É a passagem de uma forma de pensamento individualista para uma visão humanitária, sem egoísmo.

6- O mito grego de Narciso retrata um personagem que morre enamorado pela própria imagem reflectida na água. Narciso não consegue superar o egoísmo de seus sentimentos... É possível construir uma moralidade ou eticidade com base num comportamento narcísico? Sim, não... Por quê?
R- Não, porque para ter uma vida baseada na moralidade e ética e preciso pensar no próximo com em si, algo que alguém narcisista é incapaz de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário