segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O que é moral?

1. Considerando a lenda do anel de Giges o que você faria se pudesse se tornar invisível?
R- Usaria para fins racionais e fins bons. Tentaria evitar guerra por meio de espionagem,depois os reportaria para o governo,descobriria os políticos corruptos.

2. Como podemos relacionar o texto de Comte-Sponville ao pensamento do filósofo francês Alain que diz: "A moral nunca é para o vizinho".
R- Pois se alguém faz algo mesmo sendo errado você quer fazer o mesmo,mas ao fazer isso você perde o respeito e a moral.

3. Você concorda que o sujeito moral amadurece em suas responsabilidades passando da heteronomia para a autonomia?
R- Sim, ele se torna mais responsável.

4. Em que sentido a intersubjetividade é ponto de partida e de chegada para a constituição do sujeito moral?
R- Uma pessoa precisa conviver com outras pessoas para que elas possam lhe servir de exemplo e para a sua orientação.

5. Comente sobre a proposição: "Pela primeira vez, na história da espécie humana, os homens foram praticamente colocados ante a tarefa de assumir responsabilidade solidária pelos efeitos de suas acções em medida planetária. (Karl Otto Apel).
R-É a passagem de uma forma de pensamento individualista para uma visão humanitária, sem egoísmo.

6- O mito grego de Narciso retrata um personagem que morre enamorado pela própria imagem reflectida na água. Narciso não consegue superar o egoísmo de seus sentimentos... É possível construir uma moralidade ou eticidade com base num comportamento narcísico? Sim, não... Por quê?
R- Não, porque para ter uma vida baseada na moralidade e ética e preciso pensar no próximo com em si, algo que alguém narcisista é incapaz de fazer.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os Valores:

1- O que são valores?
Valores são as coisas que nos mantém entre o certo e o errado... São coisas que decidem nossos pensamentos, nossas decisões, são todas tomadas baseadas em nossos valores.

2- De onde vêm os valores?
Da nossa criação, da educação dada pelos pais.

3- O que significa dizer que a não indiferença é a principal característica do valor?
É nos humanos sentirmos uma importancia de cumprir esses valores.Caso não compriremos essa ficamos com a consciencia pesada.

4- O homem por natureza é bom ou ruim? (Comente atentando para o pensamento de Rousseau e Hobbes)...
O homem nasce puro e é corrompido pela sociedade cheia de mazelas. Como afirmava Rousseau.

5- Teça comentários sobre o personagem Sedgewick Bell do filme o Clube do Imperador...
Sedgewick é um garoto que contesta a filosofia e o tipo de ensino do professor, mas apesar disso, o professor o acha muito inteligente e insiste em tentar muda-lo para melhor, mas ele prefere continuar fazendo coisas erradas e acaba traindo a confiança do professor quebrando a ética, trapaceando. Ele não tem valores.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trabalho de Filosofia

1º Desafios para os jovens do século XXI:
Stress pela correria do dia.
O mercado de trabalho que esta a cada dia mais concorrido.
Crescer e ser sustentavel.


2° Quais as minhas metas em relações a esses desafios:
Tentar manter a calma
Tentar creser sendo sustentavel.
Entre varias coisas.

3° Um pensamento de referência:
"Você se cansa de amores incompletos, de amores platônicos, de falta de amor, de excesso disso e daquilo. Se cansa do "apesar de". Se cansa do rabo entre as pernas, da sensação de estar sendo prejudicado, se cansa do "a vida é assim mesmo". Você se cansa de esperar, de rezar, de aguardar, de ter esperanças, cansa do frio na barriga, cansa da falta de sono.
Você se cansa da hipocrisia, da falsidade, da ameaça constante, se cansa da estupidez, da apatia, da angústia, da insatisfação, da injustiça, do frenezi, da busca impossível e infinita de algo que não sabe o que é. Se cansa da sensação de não poder parar."
- PC Siqueira

4°Qual o valor da amizade na realizações de nossas metas?
Eles são fundamentais porque além de nossa família os amigos são as pessoas que mais nos amam, nos dão apoio, carinho, etc.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Você concorda com os sofistas quando eles defendem que o consenso é sempre justo e verdadeiro?

Não, depende dos valores daqueles que se poem no julgamento. Um consenso é um acordo geral entre os membros de um grupo ou comunidade, a ética na decisão não é sempre garantida.

Para Aristóteles o governo justo promove participação e distribuição de renda?

Nessa ética podemos dizer que o governo do Brasil não é justo pois sua distribuição de renda é muito fraca, quando vemos a distribuição de renda em nosso país vemos que há muitas pessoas sem casa,sem comida, sem educação etc...
Nossa participação politiza e econômica é muito fraca, pois quando se trata de nosso nacionalismo estamos em segundo plano, nunca vemos nosso país a frente do dinheiro.Quando vemos nossa participação pública temos até uma vergonha alheia, pois ninguém se motiva a participar de nada. Mas como Aristóteles disse um governo justo necessita de participação e distribuição de renda.Por isso não acho que o Brasil é um país justo.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Política: parte II

Política

1- Qual a relação entre a criação dos legisladores pelos gregos e democracia?
A democracia e as leis foram criadas pelos gragos no alto império.Os legisladores gregos seriam o que chamam hoje de senadores.Os gregos viveram com democracia e leis altamente rigidas,sendo que todas as leis teriam punição.

2- Qual a função do espaço público, do erário público e da lei na democracia?
Lei : é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito.
Espaço Público : O espaço público é considerado como aquele que seja de uso comum e posse coletiva (pertence ao poder público). A rua é considerada o espaço público por excelência.
Erario Público : erário público é apenas uma forma acadêmica de se referir ao orgão do governo que cuida da administração financeira.

3- Qual o significado da vida política?
atenuar conflitos.

4- Qual a finalidade da política?
promover a justiça na comunidade.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Thor - o filme e a relação com a filosofia e mitologia.

O filme Thor mostra histórias que foram baseadas na mitologia nórdica, também chamada de mitologia germânica, mitologia viking ou mitologia escandinava. Se refere a uma religião pré-cristã, crenças e lendas dos povos escandinavos, incluindo aqueles que se estabeleceram na Islândia, onde a maioria das fontes escritas para a mitologia nórdica foram construídas.

Na mitologia nórdica (ou mitologia anglo-saxônica), se acreditava que a terra era formada por um enorme disco liso. Asgard, onde os deuses viviam, se situava no centro do disco e poderia ser alcançado somente atravessando um enorme arco-íris (a ponte de Bifrost). Os gigantes viviam em um domicílio equivalente chamado Jotunheim (Casa dos Gigantes). Uma enorme ábade no subsolo escuro e frio formava o Niflheim, que era governada pela deusaHel. Este era a moradia eventual da maioria dos mortos. Situado em algum lugar no sul ficava o reino impetuoso de Musphelhein, repouso dos gigantes do fogo. Outros reinos adicionais da mitologia nórdica incluem o Alfheim, repouso dos elfos luminosos (Ljósálfar),Svartalfheim, repouso dos elfos escuros, e Nidavellir, as minas dos anões. Entre Asgard e Niflheim estava Midgard, o mundo dos homens.

Mais:

Deuses maiores: Thor, Odin e Loki.

Deuses menores: Forseti, Freyja, Bragi, Skadi, Balder, Iyr, Heimdall, Njord e Hel.

Virtudes aristotélicas

Quais são:
1.Coragem
Um compromisso de fazer o que é correto , apesar da ameaça de perigo.

2.Auto controle
Uma moderação racional e um auto domínio adequado em nossos prazeres.

3.Liberalidade
A liberdade de dar a outros o lhes pode ser de ajuda.

4.Grandiosidade
A capacidade de agir em grande escala.

5.Orgulho
Um verdadeiro senso de honra e dignidade.

6.Bom–humor
Calma interior manifestada por comportamento exterior apropriado.

7.Autenticidade
Forte disposição para a honestidade em todas as coisas.

8.Cordialidade
Conduta de tratar os outros jovialmente e de maneira sociável.

9.Presença de espírito
Capacidade para ver e expressar o humor apropriadamente.

10.Justiça
Disposição fundamental de tratar os outros bem e imparcialmente.

Fonte:
sempreezen.blogspot.com

Você acha importante seguir uma virtude para coordenar nossas ações no dia-a-dia?
Sim, não só uma, mas o conjunto das 10 virtudes aristotelicas, se seguíssemos
estas simples virtudes teríamos uma sociedade perfeita.


Qual virtude você apresentaria para os dias atuais?
A virtude numero 8, a Cordialidade, tratar os outros de maneira sociável é imprescindível para uma boa sociedade.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Reflexão Filosofica...


A reflexão filosófica se volta para as relações que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para as ações que realizamos nessas relações.

A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações.
A reflexão filosófica também se volta para essas relações que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para as ações que realizamos nessas relações.

O que é Filosofia?


A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima. No começo, na Grécia, a Filosofia tratava de todos os temas, já que até o séc. XIX não havia uma separação entre ciência e filosofia. Assim, na Grécia, a Filosofia incorporava todo o saber. No entanto, a Filosofia inaugurou um modo novo de tratamento dos temas a que passa a se dedicar, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo até então vigente. Isto pode ser verificado a partir de uma análise da assim considerada primeira proposição filosófica.